MEMORANDO INTERNO
Data: 04 DE ABRIL DE 2009.
Para: MARA SOLANGE.
De: Professor César Venâncio.
REF.: PLANO DE CURSO.
Conforme o requerimento de V.Sia, encaminhado ao subscritor, venho respeitosamente apresentar o meu parecer seguida da respectiva solicitação de apresentação de PLANO DE CURSO DE HISTÓRIA para os oitavos anos, A/F.
O plano é assinado somente pelo subscritor por ser este o único professor de história nas turmas citadas.
Solicito, assim, receber e dar prosseguimento ao que entender justo, com a devolução dos informe e recomendações que julgar oportunos.
Atenciosamente,
--------------------------------------------------------------------------
Professor César Augusto Venâncio da Silva, Historiador.
SEDUC-Matrícula 304473 1 X. SESI. Matrícula 40226
Núcleo de Negócio - Barra do Ceará
ESCOLA SESI DR. THOMAZ POMPEU DE SOUZA BRASIL
Reconhecido pelo parecer 0054/07 validade 31/12/2009
PLANO ANUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL Ano 2009 Profª: César Venâncio
8º ano / 1º BIMESTRE - Disciplina: História
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
PRIMEIRA PARTE. INTRÓITO. INTRODUÇÃO. SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DO TEMPO. A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES. AS DATAS E OS SÉCULOS. O QUE É HISTÓRIA. HISTÓRIA COMO ESTUDO DAS VIDAS DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES. DIVISÃO DA HISTÓRIA. REFLEXÃO DOS CONTEÚDOS. ATIVIDADES INTERATIVAS. FAZENDO A HISTÓRIA. ANÁLISE DE TEXTO: "DIÁRIO DE UMA FAVELA".
SEGUNDA PARTE. TEMPOS MODERNOS. ADMIRÁVEL MUNDO NOVO. TODOS PODER AO REI. MERCANTILISMO: ENRIQUECER O REINO. OS REIS DO VELHO MUNDO. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA.
TERCEIRA PARTE - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO BRASIL. AMÉRICA PORTUGUESA: TERRA DO AÇÚCAR. A OPÇÃO PELO AÇÚCAR.
A PRODUÇÃO AÇUCAREIRA. A SOCIEDADE DO AÇÚCAR. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA.
Construir a identidade pessoal na dimensão histórica a partir do conhecimento do papel do indivíduo como sujeito da história e produtor do conhecimento.
Interpretar, analisar e criticar fontes. Reconhecer o papel das diferentes linguagens dos aspectos sociais nos contextos históricos envolvidos.
Compreender o patrimônio cultural enquanto objeto de ensino e de discussão das relações história-memória. • Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva. Leitura coletiva e individual. Realização de seminários temáticos.
• Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva. Leitura coletiva e individual. Realização de seminários temáticos.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
2º BIMESTRE
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
PRIMEIRA PARTE. - AMÉRICA PORTUGUESA: TERRA EM DISPUTA. GARANTIR O TERRITÓRIO: DÍFICIL MISSÃO. A UNIÃO IBÉRICA. OCUPAÇÃO HOLANDESA: A GUERRA DO AÇÚCAR. OS BANDEIRANTES EXPLORAM OS SERTÕES. MUITO ALÉM DO AÇÚCAR. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA. A AMÉRICA DOS HOLANDESES.
SEGUNDA PARTE - AMÉRICA PORTUGUESA: A RIQUEZA DO OURO. OURO E MAIS OURO. FORTUNA EM DISPUTA. O CONTROLE DO OURO. OS DESTINOS DO OURO. A SOCIEDADE MINERADORA. A ARTE DAS MINAS. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA. A MINERAÇÃO DE HOJE.
TERCEIRA PARTE - AMÉRICA PORTUGUESA: MOTINS CONTRA A COROA. ORDEM E VIOLÊNCIA. POR DIREITOS E PRIVILÉGIOS. MUDANÇAS DE RUMO. O SISTEMA COLONIAL EM XEQUE. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA. REBELDIA ESCRAVA. Entender e correlativar as diversas concepções de tempo e formas de periodização, reconhecendo as como construções culturais e históricas
Entender os fatos passados que fundaram o presente existencial do Estado brasileiro.
Contextualizar os fatos históricos com a existência do presente. Compreender fatos passados (as ações políticas e militares).
• Apresentação
do conteúdo mediante exposição discursiva. Leitura coletiva e individual. Realização de seminários temáticos.
Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva. Leitura coletiva e individual. Realização de seminários temáticos.
Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva. Leitura coletiva e individual. Realização de seminários temáticos Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
3º BIMESTRE
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
PRIMEIRA PARTE - HISTÓRIA DO BRASIL. BRASIL: A FORMAÇÃO DO PAIS. NOVOS ARES. EM TERRAS TROPICAIS. REVOLTA EM PERNAMBUCO. PELAS PRÓPRIAS PERNAS. OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA.
SEGUNDA PARTE - BRASIL: PRIMEIRO IMPÉRIO. ESPERANÇA NO AR. REBELDIA CONTRA O IMPÉRIO. NA BANCARROTA. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA.
OS RITUAIS DA CORTE. Desenvolver o conceito de ideologia nacional enquanto instrumento de denominação e resistência dos diferentes grupos humanos que construíram a história brasileira.
Desenvolver o conceito de política interna na formação do Estado brasileiro, e a resistência dos diferentes grupos sociais que iniciaram o processo de construção da história brasileira.
Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva
Leitura coletiva e individual.
Realização de seminários temáticos. Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
4º BIMESTRE
CONTEÚDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS METODOLOGIA AVALIAÇÃO
PRIMEIRA PARTE - BRASIL: BREVE HIATO. CONTRA A LÓGICA. AS URGÊNCIAS. A UNIÃO A FERRO E FOGO. O FIM DAS REGÊNCIAS. AMPLIANDO O FOCO COM CONCENTRAÇÃO TEMÁTICA. OS VÁRIOS BRASIS.
SEGUNDA PARTE - HISTÓRIA DO BRASIL - TEMAS HISTÓRICOS TRANSVERSAIS. A FORMAÇÃO DA CIDADE DE FORTALEZA. A FORMAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.
Compreender a temática as questões de gênero como eixo integrador de diversas áreas do saber histórico e possibilitando a reflexão sobre o papel do homem e da mulher enquanto sujeitos históricos.
Conhecer as bases geográficas, políticas e sócio-cultural no Estado do Ceará e da capital Fortalezense.
Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva.
Leitura coletiva e individual.
Realização de seminários.
Apresentação do conteúdo mediante exposição discursiva.
Leitura coletiva e individual.
Realização de seminários.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
Atividades escritas.
Pesquisas.
Relatórios.
Fortaleza, 31 de janeiro de 2009.
--------------------------------------------------------------------------
Professor César Augusto Venâncio da Silva, Historiador.
SEDUC-Matrícula 304473 1 X. SESI. Matrícula 40226
MEMORANDO INTERNO
Data: 04 DE ABRIL DE 2009.
Para: MARA SOLANGE.
De: Professor César Venâncio.
REF.: PLANO DE CURSO.
Conforme o requerimento de V.Sia, encaminhado ao subscritor, venho respeitosamente apresentar o meu parecer seguida da respectiva solicitação de apresentação de PLANO DE CURSO DE HISTÓRIA para os oitavos anos, A/F.
O plano é assinado somente pelo subscritor por ser este o único professor de história nas turmas citadas.
Solicito, assim, receber e dar prosseguimento ao que entender justo, com a devolução dos informe e recomendações que julgar oportunos.
Atenciosamente,
--------------------------------------------------------------------------
Professor César Augusto Venâncio da Silva, Historiador.
SEDUC-Matrícula 304473 1 X. SESI. Matrícula 40226
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário